O projeto Rede Transfronteriça de Innovação e Competitividade para o Comércio de Proximidade (ICCO) visa aumentar a competitividade dos pequenos comércios locais, nos municípios do interior, em risco de perda de população, através de sua adaptação às solicitações e tendências atuais de consumo, que serão analisadas mediante a implementação de tecnologias emergentes (cloud, análise estatística de dados, neurociência, big data).
O projeto está já decorrer nos concelhos de Alijó, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião, onde a NERVIR já procedeu à identificação de vinte comércios, e onde já foram instalados os equipamentos para o registo dos dados de experiência do consumidor.
Nos concelhos de Alijó e Santa Marta de Penaguião a NERVIR contou com a colaboração dos respetivos municípios e no caso de Peso da Régua com a colaboração da ACIR - Associação Comercial e Industrial dos Concelhos do Peso da Régua, associação que que faz parte dos órgãos sociais da NERVIR.
No âmbito deste projeto, foram já instalados os equipamentos “contadores de pessoas”, ou seja, um dispositivo electrónico que permite acompanhar e registar o número de pessoas que passam na rua ou ruas comerciais onde se situam os comércios.
Outro equipamento que vai ser instalado, é um tablet que instalado à saída da loja, e através de um questionário gráfico, vai recolher informação sobre os clientes, nomeadamente sobre a compra, local de origem, método de deslocação até a loja e outras informações.
Os dados registrados serão transferidos através de tecnologia Cloud para a “Plataforma Experiência do Cliente”, que utiliza análise estatística para calcular os indicadores atuais de venda, fornecendo uma avaliação inicial da sua competitividade, bem como informações sóbre o perfil médio do consumidor. Será utilizada Big Data para extrair conclusões sobre o comportamento do consumidor e tendências de consumo.
Este projeto contempla ainda:
- o desenvolvimento de um manual de boas práticas com ações adaptadas à procura e às tendências de consumo, com planos de ação para a implementação de algumas destas soluções nos negócios participantes.
- Por outro lado, será criada a Rede Transfronteiriça de Inovação e Competitividade Para o Comércio de Proximidade, que se materializará através de uma Landing page em espanhol, português e inglês acessível, através dos sites do projeto e dos beneficiários. Terá um formulário para adesão dos associados e disponibilizará aos mesmos, o material gerado no projeto, acesso à “Plataforma de Experiência do Cliente”, iniciativas de promoção do setor bem como um calendário de eventos promovidos pela Rede.
Neste projecto participam a Universidade de Valladolid, a Câmara de Comercio de Valladolid, a Câmara de Comercio de Zamora, a NERVIR- Associação Empresarial, a Associação Empresarial do Distrito de Bragança - NERBA, o Instituto Politécnico de Bragança e a Deco Proteste - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.