PROJETO Nº POCI-03-3560-FSE-000714
Formação-Ação para PME - 2º ciclo
APRESENTAÇÃO
O Programa Formação PME é um projeto conjunto de formação-ação, enquadrado no Sistema de Incentivos às empresas no âmbito da Qualificação e Internacionalização do COMPETE 2020, que pretende contribuir para o reforço de competências dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como os trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas associadas à inovação e mudança, através de :
- Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
- Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
- Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercambio de boas práticas.
A NERVIR visa a intervenção estruturada em 41 PME, as quais apresentam soluções comuns e coerentes face a problemas e oportunidades a explorar no quadro dessas empresas. O objetivo geral do Projeto é o de aumentar a capacidade de gestão das empresas participantes com o objetivo de promover a reorganização, a inovação e a mudança, bem como a qualificação dos seus recursos humanos em domínios relevantes.
Pretende-se qualificar 195 trabalhadores no âmbito da operação, através de:
- Fomento da Inovação na digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global
- Capacitação das PME para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.
- Desenvolvimento de competências e implementação de estratégias de logística, divulgação, comércio e vendas.
Para o desenvolvimento deste projeto, a NERVIR - Associação Empresarial contratou a Training Partners, Lda. (NIPC 508123070).
ÁREAS TEMÁTICAS DE INTERVENÇÃO
INTERNACIONALIZAÇÃO
Objetivo: Capacitar as PME para encetarem processos de internacionalização e entrarem em outros mercados.
Linhas orientadoras: aumento das exportações, aumento da presença em mercados internacionais, alargamento da base exportadora, reforço do capital exportador, ampliação dos canais de exportação, prospeção de mercados, diversificação de produtos, serviços ou modelos de negócio.
ECONOMIA DIGITAL
Objetivo: Inovar na digitalização do modelo de negócio para reforço do posicionamento e notoriedade à escala global.
Linhas orientadoras: desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado; criação e/ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital; presença na web; introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística; Fusão de tecnologias e pela integração de sistemas físicos e digitais; utilização de ferramentas sofisticadas de marketing para ampliação da presença no mercado.
GESTÃO COMERCIAL E MARKETING
Objetivo: Desenvolver competências e implementar estratégias de logística, divulgação, comércio e vendas.
Linhas orientadoras: internalizar habilidades para conduzir processos de compra e venda; implementar novos métodos de recolha, seleção e interpretação de informação relevante para o processo negocial; incrementar capacidades de comunicação e argumentação para o contacto com clientes, fornecedores e vendedores; desenvolver e implementar estratégias de marketing diferenciadoras.
Prevê-se conseguir a resolução de problemas negociais com resultados win-win; planear e coordenar o processo de comercialização e venda de produtos e/ou serviços; definir políticas e estratégias comerciais da PME; planos de marketing.
CONDIÇÕES DE ACESSO DAS EMPRESAS
Podem beneficiar deste programa as PME até 250 trabalhadores, desde que cumpram os seguintes requisitos:
- Cumprir as condições necessárias para o exercício da atividade
- Dispor de contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável;
- Manter a situação tributária e contributiva regularizada;
- Apresentar situação líquida positiva;
- Não ser uma empresa em dificuldade;
- Não ser uma empresa sujeita a uma injunção de recuperação, ainda pendente;
- Não ter salários em atraso;
- Ter certificado PME
- Não deter nem ter detido capital numa percentagem superior a 50%, por si ou pelo seu cônjuge, não separado de pessoas e bens, ou pelos seus ascendentes e descendentes até ao 1º grau, bem como por aquele que consigo viva em condições análogas à dos cônjuges, em empresa que não tenha cumprido notificação para devolução de apoios num âmbito de uma operação apoiada por fundos europeus.
Escolha a área de intervenção mais adequada à sua empresa, através deste link