Skip to Main

CNCP APRESENTA PROPOSTAS PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO 2022

O Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP)* apresentou um documento agregador das propostas que os empregadores querem ver refletidas no Orçamento do Estado 2022.

Face ao lento percurso de recuperação da economia portuguesa, o CNCP considera que a política orçamental para o próximo ano tem que assumir um carácter pró-cíclico no crescimento económico.

O controlo da despesa deve ser conjugado com uma real despesa estrutural e de investimento e com uma política fiscal amiga do crescimento e do desempenho do tecido produtivo nacional.

Dando ênfase às medidas de natureza fiscal, a prioridade deve  estar focada no investimento, através da redução dos custos de contexto, da redução da carga fiscal sobre a economia e de medidas específicas dirigidas à capitalização das empresas e ao reforço da sua tesouraria.

Nas medidas de redução da tributação, defende-se a redução das taxas do IVA, do IRC e da derrama estadual, do IRS e das tributações autónomas. Renovando-se ainda a proposta de extinção definitiva do Pagamento Especial por Conta.

Na área das medidas de capitalização das empresas, importa que se reduza a exposição a capitais alheios. O CNCP defende o alargamento da dedução para 50% a todas as situações entradas de capital em dinheiro que reforcem os capitais próprios da sociedade. Defende ainda o prolongamento do Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento e o alargamento do regime de dedução de lucros retidos e reinvestidos a todas as empresas.

As medidas de reforço de tesouraria assumem particular urgência num contexto de extinção das moratórias bancárias e da expetativa de prazos de recebimento dilatados.

Importa, por isso, criar um regime especial de pagamento em prestações no âmbito dos principais impostos (IRS, IRC e IVA), sem vencimento de juros e sem necessidade de apresentação de garantia.

É também proposto um regime excecional de reporte dos prejuízos fiscais de 2021 para anos anteriores (tax losses carry back), bem como um crédito de imposto a deduzir à coleta do IRC, do período e dos 5 períodos seguintes, na insuficiência de coleta, correspondente a 10% das despesas suportadas com a proteção de colaboradores e clientes por causa da pandemia.

Outro ponto importante para o CNCP é a suspensão, durante o ano de 2022, do impedimento de celebração de Contratos Públicos a empresas sem a situação fiscal regularizada.

Finalmente, no que respeita às garantias dos contribuintes, é previsível que muitas pequenas e médias empresas venham a abrir falência e a encerrar em consequência da redução da atividade económica, vendo-se os sócios-gerentes confrontados com processos de reversão fiscal. É, pois, imperativo rever as condições de reversão das dívidas em execução fiscal, fazendo recair sobre a administração fiscal o ónus de prova da existência de culpa na atuação dos administradores. 

Propostas na íntegra, que pode consultar, aqui!

Vídeo com conferência de imprensa de apresentação das propostas para o Orçamento de Estado.

(*) O Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP) é uma plataforma que reúne a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) e a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que juntas pretendem reforçar e acelerar a recuperação do tecido empresarial e da economia nacional.

NERVIR ORGANIZA MISSÃO SOUL WINES EM BERLIM
I FÓRUM EMPRESARIAL DO DOURO | 8 e 9 de MAIO de 2024
2024-04-22
A NERVIR - Associação Empresarial de Vila Real, apresentou em conferência de imprensa o programa...
Ler mais
NERVIR ORGANIZA MISSÃO SOUL WINES EM BERLIM
NERVIR NO PROJETO PROCOL
2024-03-14
Apoio ao desenvolvimento transfronteiriço - Assinatura do protocolo envolve quase duas dezenas...
Ler mais
NERVIR ORGANIZA MISSÃO SOUL WINES EM BERLIM
PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA NERVIR, ELEITO VICE - PRESIDENTE DA DIREÇÃO DA AIP - ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL PORTUGUESA
2024-03-08
A eleição do Presidente da Direção da NERVIR, Mário Rodrigues, como Vice-Presidente da Direção...
Ler mais
2024 © NERVIR - Associação Empresarial. Todos os direitos reservados.